Concerto Coletivo Phoebus - 2025

 





Concerto Coletivo Phoebus
RUINS ON MY CHEST
11 de Abril de 2025 | 19h30
Lisboa Incomum


O Coletivo Phoebus apresenta-se em concerto com os intérpretes Luís Miguel Leite, José Teixeira e Leonor Marinho. Três instrumentos somados à larga experiência performativa levam ao público experiências da performance erudita e de vanguarda. RUINS ON MY CHEST é o título da obra que se apresenta como clímax deste concerto. Foi composta pelo compositor Rúben Borges homenageando o escritor Antonin Artaud. Além desta, outras obras serão apresentadas dos compositores Roman Haubenstock-Ramati, Jaime Reis, Mark Andre e Christian Wolff, obras estas que caminham pela improvisação e pela experimentação, ora acústicas ou electroacústicas. 

Programa
Hexachord II, Haubenstock- Ramati 
Magistri Mei: Bach, Jaime Reis 
iv 14, Mark Andre 
Edges, C. Wolff 
Ruins On My Chest, Rúben Borges*

*Uma encomenda de Phoebus — Associação de Arte Contemporânea. 

‘Ruins on my chest’ é uma peça para ensemble flexível de carácter performativa e teatral. Esta, procura (ainda de que de uma forma abstrata e pessoal) responder a duas perguntas: se uma ferida falasse que nos diria? E de que forma falaria? A resposta surge, primeiramente, não na música, mas sim no teatro físico. Incorporado na peça através do uso da voz, da palavra, do corpo, do objeto e do instrumento-como-objeto. Estes, são libertos da sua primeira condição e trabalhados de forma plástica e material, realçando as suas características não apenas sónicas, mas também físicas, procurando a presença humana, o esforço e a exaustão. Agora, ‘STOP’. Permita-se parar, ouvir, e escutar. Deixe-se envolver ativamente pelo ambiente que o rodeia. Quanto às perguntas lançadas, a imaginação fará o resto!

Equipa: 
Luís Miguel Leite — guitarra, acessórios, voz e performance 
José Teixeira — guitarra, acessórios, voz e performance 
Leonor Marinho — oboé, acessórios, voz e performance 
Helena Margarida Antunes — equipa técnica 

Entrada livre, mediante reserva para <[email protected]>

Apoio: Fundação GDA; Antena 2; Phoebus — Associação de Arte Contemporânea; Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa; Município de Fafe.