Diana Botelho Vieira + Sérgio Azevedo + Ricardo Almeida Residência Artística
Diana Botelho Vieira + Sérgio Azevedo + Ricardo Almeida
Residência Artística
24-28 Fevereiro, Lisboa Incomum
28 de Fevereiro Concerto | 19h30 | Lisboa Incomum
O Projecto DME tem o prazer de anunciar a residência artística que irá decorrer no espaço do Lisboa Incomum, com o compositor Sérgio Azevedo, a pianista Diana Botelho Vieira e eletrónica de Ricardo Almeida.
Programa:
Pedro Amaral - Transmutations
Hans Tutschku - Sparks
Sérgio Azevedo - The Starry Night (estreia absoluta)
Entrada livre, mediante reserva para <[email protected]>
©Paula Costa
Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluiu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Teve durante os seus estudos oportunidade de seguir também cursos com Jorge Peixinho, Emmanuel Nunes, Luca Francesconi, Louis Andriessen e Tristan Murail, entre outros. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “United Nations Prize” e o “Prémio Autores” (SPA) de 2010, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em cerca de 60 CD’s.
Publicou três livros, "A Invenção dos Sons", "Olga Prats – Um Piano Singular", e “Christopher Bochmann: Sem música a vida seria um erro” e está em progresso o “Guia dos Jovens para a Composição Musical”. Escreve também para "The New Grove Dictionary of Music and Musicians" e, desde 1993, tem criado centenas de programas para a RTP – Antena 2, estando neste momento (2024) no ar “Ao Sabor da Corrente”. Criou em 2021 dois cursos sobre música clássica e música de cinema na Fundação Calouste Gulbenkian, cursos que orienta até ao presente, e é frequentemente convidado a comentar e a apresentar concertos, bem como guias de audição, tendo uma larga experiência no campo da música para crianças e famílias e da divulgação musical em geral. Tem igualmente feito parte de inúmeros júris de música, quer de composição quer de interpretação, incluindo-se nestes, e fora da música clássica, a presidência do júri do prestigioso Prémio José Afonso desde 2010.
Desde 2021 tem-se dedicado também ao piano, criando programas originais à volta da sua música e de autores clássicos e de outras estéticas, como a minimal e o cinema, tendo já realizado dezenas de recitais em Portugal e no estrangeiro (Holanda, França e EUA)
Sérgio Azevedo é Doutorado pela Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança) com uma tese sobre a música para crianças no século XX e, desde 1993, professor de Composição, Orquestração, Análise, História da Música dos Séculos XX/XXI e História da Música do Cinema na ESML.
Diana Botelho Vieira (S. Miguel, 1984) apresentou-se em recitais de piano, de música de câmara, e a solo com orquestra em Portugal, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Estados Unidos da América e América do Sul. Foi laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano, sendo também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores). Ao longo de cada temporada, Diana inclui nos seus recitais música de compositores portugueses, tendo feito várias estreias gravado 5 CDs com música portuguesa para piano solo, piano a 4 mãos, e piano e orquestra. Apresentou profissionalmente como solista com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica do Centro, Sinfonietta de Ponta Delgada, Orquestra da Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona, Mission Chamber Orchestra, e Ensemble de Sopros de Leiria, sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin, Nikolay Lalov, José Eduardo Gomes, Amâncio Cabral, Mario Brandl García, Emily Ray, e Alberto Roque.(+info: www.dianabotelhovieira.com)
©SoniaGodinho
Ricardo Almeida (Lisboa, 2000) é compositor, guitarrista e investigador, focado na criação de interfaces digitais para interpretação musical e na simbiose eletroacústica com intérpretes de jazz. Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com Luís Tinoco, João Madureira e Carlos Caires, frequenta o mestrado em música na mesma instituição e o mestrado em Ensino da Música na Universidade de Évora, sob orientação de Pedro Amaral.
Participou em masterclasses com compositores como François Bayle, Kaija Saariaho e Thomas Adès, e, como improvisador, integrou projetos como Eco Lab, BeComposer e Texturas Ensemble, explorando eletrónica em tempo real e guitarra elétrica. Tem contribuído musicalmente para projetos de dança contemporânea, com participações em residências como Compota (2021), Jovens Compositores (2022) e a Biennial of Contemporary Arts 2023.