Corpos Sonoros II

 



Corpos Sonoros II 

Projecto DME & Lisboa Incomum


FEV'25-MAR'25 | Lisboa Incomum
Sábados 10:30-12h30

É um projecto de criação que cruza a arte sonora, escultura, instalação e performance comunitária. Destinado ao público em geral, sem requisitos musicais específicos, para quem preza a criação e tiver curiosidade em novas formas de escutar e criar.

Numa primeira fase do projecto, os participantes irão criar e explorar diversos sons, através do "corpo sonoro" concebido a partir do esqueleto de um piano, segundo os princípios de criação de material sonoro de Pierre Schaeffer.

Este processo pressupõe ainda o contacto com o equipamento especializado de captação e difusão de som do Lisboa Incomum, abordando pedagogicamente questões complementares ao desenvolvimento do projecto, como princípios de microfonação, introdução ao áudio digital, montagem e música electroacústica. 

As sessões de criação resultarão na criação de uma performance-instalação marcada para os dias 8 e 9 de Março de 2025, cujos detalhes serão anunciados muito em breve.

Numa segunda fase do projeto será constituída uma base de dados com gravações feitas durante as sessões de criação. Este repositório servirá, posteriormente, como matéria-prima e fonte de inspiração para a criação de uma peça acusmática pelo compositor Jaime Reis. A obra será criada a partir dos sons gerados através do novo corpo escultórico, concebido no âmbito do projeto "Corpos Sonoros II".

O piano que será utilizado neste projecto foi-nos generosamente doado por Joana Coelho.


Participação

As sessões de criação colectiva, orientadas pela violinista Beatriz Costa e pelo compositor Jaime Reis, decorrerão nos dias 1, 8, 15 e 22 de Fevereiro, bem como no dia 1 de Março, no Lisboa Incomum.

A performance - instalação terá lugar nos dias 8 e 9 de Março. 

A inscrição pode ser realizada através do formulário disponível aqui.


Sessões
FEV 1, 8, 15, 22
MAR 1

Performance- Instalação
MAR 8, 9