Ensemble DME Lisboa + Bruxelas

 



Concertos Ensemble DME

Lisboa e Bruxelas


Concerto - 20 Janeiro 2025 | 19h30 | Lisboa Incomum 
Concerto - 23 Janeiro 2025  | 20h | Le Senghor - Festival LOOP - Bruxelas

O Ensemble DME, sob a direcção de Pedro Pinto Figueiredo,  inaugura oficialmente a temporada no Lisboa Incomum, no dia 20 de janeiro de 2025. 

A 23 de janeiro, actua no Loop Festival, em Bruxelas, no âmbito do programa de Residências Artísticas EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists, uma iniciativa da EFA- European Festivals Association

O programa dos dois concertos assenta em obras de compositores portugueses e belgas, assim como uma estreia mundial da compositora Judith Adler de Oliveira.

Ensemble DME


O Ensemble DME foi criado em 2013 no âmbito do Projecto DME, uma iniciativa fundada pelo compositor Jaime Reis para promover a prática musical contemporânea. 

Com sede no espaço Lisboa Incomum, tem trabalhado com maestros como Jean-Sébastien Béreau, Pedro Pinto Figueiredo, Rita Castro Blanco, Valerio Sannicandro, Delia Ramos Rodríguez, entre outros.

Recentemente, tem orientado o seu trabalho para projectos multidisciplinares, onde se destaca a estreia do espetáculo “Geometrias do Inelidível”, de Jaime Reis, produzido pela EMSCAN em 2022, o concerto co-organizado com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, “Esplorazioni”, dedicado à relação entre espaço e som, com o compositor e maestro italiano Valerio Sannicandro, assim como colaborações com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em torno de Iannis Xenakis e Mieko Shiomi, uma das fundadoras do movimento Fluxus. 

O Ensemble DME tem quatro edições fonográficas, onde se incluem os monográficos de Mario Mary (editora CMMAS) e de João Pedro Oliveira, e as edições com foco nas obras de autores portugueses contemporâneos para violeta, por Aida-Carmen Soanea, e para piano, por Ana Telles. Tem actuado em numerosas salas de concertos e festivais, dos quais destacamos a Fundação Logos (Gent, Bélgica), o Palladium (Malmö, Suécia), as digressões no Brasil (2015, 2023) com mais de uma dezena de concertos, o Auditorio Santa María (Plasencia, Espanha), Casa da Música (Porto), Palácio Foz e Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa).

Programa

Annette Vande Gorne - Faisceaux (1985, REV. 2016)

Thierry De Mey - Ice (1990)

 Arshia Samsaminia [Dis]Orient[ed]alized (2024)

Mariana Vieira - Lissabonleipzig (notes added to a text) (2023)

Judith Adler de Oliveira - Nova peça (2024)

Jaime Reis - Sangue Inverso: Quartzo (IV) and Sangue Inverso: Rosa do Deserto (V) (2022)


Pedro Pinto Figueiredo - maestro
Alex Waite - piano
Miguel Rocha - violoncelo
Beatriz Costa - violino
Carlos Silva - clarinete
Mafalda Carvalho - flauta

Entrada Livre no Lisboa Incomum mediante reserva para <[email protected]>
Entrada Le Senghor: 10€ / 14€