Barry Truax- Soundscape Composition as Context-Based Creation


 




[Workshop] Soundscape Composition as Context-Based Creation

JAN'25-ABR'25 | Lisboa Incomum
Quartas 18:30-21h00

JAN'25- APR'25 | Lisboa Incomum
Wednesdays 6:30 PM-9:00 PM




[PT]
O compositor Barry Truax apresenta o workshop "Soundscape Composition as Context-Based Creation", um  webinar que explora exemplos históricos e contemporâneos desta abordagem, incentivando uma reflexão aprofundada sobre a sua definição, implicações, potencialidades e práticas emergentes mais inovadoras.

Este workshop destaca-se pelo foco nas técnicas de reprodução multicanal, sendo essencial para esta experiência o sistema octofónico do Lisboa Incomum.

O compositor Barry Truax estará a  leccionar remotamente, mas os participantes irão reunir-se presencialmente no Lisboa Incomum, onde terão a oportunidade de trabalhar com o sistema octofónico.

O workshop tem uma duração de 3 meses, é realizado de forma presencial e tem um custo total de 110€ 

A inscrição pode ser realizada através do formulário disponível aqui.

--

[ENG]

Barry Truax is hosting the workshop "Soundscape Composition as Context-Based Creation", a webinar that dives into historical and contemporary examples of this approach, while encouraging participants to reflect on its definition, implications, possibilities, and exciting new practices.

What makes this workshop special is its focus on multichannel reproduction techniques, with the octophonic system at Lisboa Incomum playing a key role in creating an immersive experience.

Although Barry Truax will be teaching remotely, participants will meet in person at Lisboa Incomum, where they will have the opportunity to work with the octophonic sound system.

The workshop runs for 3 months and costs 110€

Registration can be completed via the form available here.




Datas/Dates

JAN 8,15, 22, 29
FEV 5, 26
MAR 5, 12, 19, 26
ABR




[Workshop] Soundscape Composition as Context-Based Creation


soundscape composition, como foi pioneiramente desenvolvida pelo World Soundscape Project na Simon Fraser University, tornou-se um género relativamente bem definido, combinando o artístico com o social e frequentemente caracterizado pela sua ligação íntima a um lugar. Embora isso seja verdade em muitos casos, também pode ser entendido como uma variedade de abordagens dentro de um conceito ainda mais amplo, nomeadamente a “composição baseada em contexto” (context-based composition). Um dos objectivos deste curso é oferecer não apenas uma visão geral de exemplos históricos e contemporâneos desta abordagem e conceito, mas também promover uma reflexão mais aprofundada sobre como pode ser definida, quais as suas implicações e potencialidades, e quais as práticas emergentes mais promissoras. Será dada especial atenção às técnicas de reprodução multicanal, ao processamento de som ambiente e à composição.

Uma característica fundamental da composição baseada em contexto parece ser o facto de os contextos do mundo real influenciarem o design e a composição de obras auditivas em todos os níveis – nos materiais, na sua organização e, em última instância, na inserção da obra nos contextos culturais. Talvez o mais significativo seja que os ouvintes são encorajados a trazer o seu conhecimento dos contextos do mundo real para a sua experiência com estas obras. Assim, estas diferem fundamentalmente de uma abordagem que utiliza sons relacionados apenas entre si, numa forma aparentemente autónoma. A prática baseada em contexto pode incluir, entre outras abordagens, sonifications, usos fonográficos de gravações de campo, instalações site-specific e composições de paisagens sonoras abstratas baseadas em espaços reais ou até virtuais e imaginados.

--

Soundscape composition, as pioneered by the World Soundscape Project at Simon Fraser University, has become a relatively well-defined genre, combining the artistic with the social, and often characterized as being intimately located to place. Although that may be true in many instances, it can also be understood as a range of approaches within an even broader concept, namely “context-based composition.” One of the aims of this webinar course is to provide not only a survey of historical and contemporary examples of this approach and concept, but to think more seriously about how it can be defined, what are its implications and affordances, and what emerging practices seem most fruitful. Special attention will be given to multi-channel reproduction techniques, environmental sound processing and composition.
 
A key distinguishing feature of context-based composition appears to be that real-world contexts inform the design and composition of aurally based work at every level, that is, in the materials, their organization, and ultimately the work’s placement within cultural contexts. Perhaps most significantly, listeners are encouraged to bring their knowledge of real world contexts into their participation with these works. As such they fundamentally differ from an approach that utilizes sounds related only to each other in an apparently autonomous form. Context-based practice can, among other approaches, range from sonifications, phonographic uses of field recordings, to site-specific installations, and abstracted soundscape compositions based in real-world or even virtual, imagined spaces.



Barry Truax


[PT]
Barry Truax é Professor Emérito na School of Communication e (anteriormente) na School for the Contemporary Arts da Simon Fraser University, onde leccionou disciplinas de comunicação acústica e composição eletroacústica, especializando-se em composição de paisagens sonoras.

Truax trabalhou no World Soundscape Project, editando o seu Handbook for Acoustic Ecology, e publicou o livro Acoustic Communication, que aborda todos os aspetos do som e da tecnologia.
Como compositor, é mais conhecido pelo seu trabalho com o sistema de música computacional PODX, utilizado em obras de fita solo, assim como em composições que combinam fita com performers ao vivo ou gráficos computacionais.

Uma selecção dessas obras pode ser ouvida nos álbuns Sequence of Earlier Heaven e nos CDs Digital Soundscapes, Pacific Rim, Song of Songs, Inside, Islands e Twin Souls, todos da Cambridge Street Records, bem como no CD duplo da ópera Powers of Two e nos CDs mais recentes, Spirit Journeys e The Elements and Beyond.

Em 1991, a sua obra Riverrun foi premiada com o Magisterium no Concurso Internacional de Música Eletroacústica de Bourges, França, uma categoria aberta apenas a compositores eletroacústicos com mais de 20 anos de experiência. Truax também recebeu, em 1999, um dos Prémios de Excelência de Ensino da Simon Fraser University.

Após a sua reforma da SFU em setembro de 2015, tornou-se Edgard Varèse Guest Professor na Universidade Técnica de Berlim (2015-16) e Guest Composer no BEAST Festival de 2016 em Birmingham, onde as suas composições de paisagens sonoras multicanal foram apresentadas, bem como em vários outros festivais europeus, na ISCM 2017 em Vancouver e no ICMC 2018 na Coreia, onde foi orador principal.

Truax é membro fundador da International Confederation of Electroacoustic Music (Bourges, França), do World Forum for Acoustic Ecology e da Canadian Electroacoustic Community (CEC), que o nomeou Membro Honorário e, em 2024, seu Patrono. É também Editor Correspondente da revista Organised Sound da Cambridge University Press e, em 1985, foi o organizador da International Computer Music Conference realizada em Vancouver.


[ENG]
Barry Truax is a Professor Emeritus in the School of Communication and (formerly) the School for the Contemporary Arts at Simon Fraser University where he taught courses in acoustic communication and electroacoustic composition, specializing in soundscape composition.

He has worked with the World Soundscape Project, editing its Handbook for Acoustic Ecology, and has published a book Acoustic Communication dealing with all aspects of sound and technology.
As a composer, Truax is best known for his work with the PODX computer music system which he has used for tape solo works and those which combine tape with live performers or computer graphics.
A selection of these pieces may be heard on the recording Sequence of Earlier Heaven, and the Compact Discs Digital Soundscapes, Pacific Rim, Song of Songs, Inside, Islands, and Twin Souls, all on the Cambridge Street Records label, as well as the double CD of the opera Powers of Two and the most recent CDs, Spirit Journies and The Elements and Beyond.

In 1991 his work, Riverrun, was awarded the Magisterium at the International Competition of Electroacoustic Music in Bourges, France, a category open only to electroacoustic composers of 20 or more years experience. He is also the recipient of one of the 1999 Awards for Teaching Excellence at Simon Fraser University.

Following his retirement from SFU (Sept. 2015), he became the Edgard Varèse Guest Professor at the Technical University in Berlin (2015-16), and Guest Composer at the 2016 BEAST Festival in Birmingham, where his multi-channel soundscape compositions have been performed, as well as at several other European festivals and ISCM 2017 in Vancouver, plus the 2018 ICMC in Korea where he was a keynote speaker.

Truax is a Founding Member of the International Confederation of Electroacoustic Music, Bourges, France, the World Forum for Acoustic Ecology, and the Canadian Electroacoustic Community (CEC) which has also appointed him an Honorary Member, and in 2024 its Patron. He is a Corresponding Editor for Organised Sound, Cambridge University Press, and in 1985 he was the conference organizer of the International Computer Music Conference held in Vancouver.